• RUN

O ciclismo de estrada

Todo mundo que começa no mundo do ciclismo, tem dúvidas em relação ao que é o ciclismo de estrada, ou road, ou speed (modo informal de chamar a bike)


1. Ciclismo de estrada só anda na estrada?

Não. Ciclismo de estrada é uma das modalidades do ciclismo. Assim como tem as modalidades Mountain bike, Gravel, Urbano, BMX, tem a modalidade “Estrada”.

Essa modalidade tem como características principais:

  • ganhar velocidade (daí vem o termo “speed”)

  • pelotões – trabalho em equipe

  • percursos em asfalto



2. Como são as bikes de estrada ou “road bike”?


As bikes para praticar o ciclismo de estrada foram projetadas para ganho de velocidade, portanto, as rodas são maiores , os pneus são mais finos , a geometria dos quadros são mais aerodinâmicos e a relação / transmissão tendem a ser mais “pesados”. Isso quer dizer: Coroas maiores na frente, principalmente.




3. Por terem o pneu mais fino, o equilíbrio é diferente?

Não! O equilíbrio na bike é o mesmo. Se você aprendeu a se equilibrar numa bike, você se equilibra em qualquer outro tipo. Entretanto, por ser mais rápida, mais ágil, requer uma consciência corporal mais apurada. O guidão da bike da estrada não tem tanta mobilidade, então, você precisa ter a técnica para controlar a bike com seu corpo todo: quadril, core e tronco.



4. Por que o guidão é curvado?

Na bike de estrada temos a pegada na parte curvada do guidão que é uma posição bem aerodinâmica, pois, nesta posição você fica com o tronco mais baixo, cortando melhor o vento.




5. Qualquer pessoa pode pedalar numa road?

Claro!!! A modalidade Estrada, não é só para quem quer performar ou competir. É para qualquer pessoa que goste de pedalar e queria fazer como esporte. É um caminho sem volta, já adianto!


VENHA E APAIXONE-SE!

© LuluFive – Daniel Ferreira FOTOGRAFIA

Fonte: revistabicicleta.com

22 visualizações0 comentário